Projeto
"Sertão: é dentro da gente": Olhares e Realidades
UFMG, desde 2004
Descrição do projeto
Este projeto de pesquisa visa contribuir para a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos sobre as relações da obra literária de João Guimarães Rosa (1908-1967) com a geografia e a paisagem. O projeto é realizado com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Equipe: Prof. Frederico de Paula Tofani (PRJ-EAUFMG); Prof. Altamiro Sérgio Mol Bessa (URB-EAUFMG); Prof. Leandro Benedini Brusadin (EDTM-UFOP).
Algumas produções do projeto

“Sertão: é dentro da gente”: um breve ensaio sobre o olhar, o deserto e a geografia
TOFANI, Frederico de Paula. “Sertão: é dentro da gente”: um breve ensaio sobre o olhar, o deserto e a geografia. Boletim Mineiro de Geografia, a. 8, n. 13, p. 175-195, jul. 2005.
Sertão é dentro da gente
TOFANI, Frederico de Paula. Sertão é dentro da gente. In: COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA UTOPIAS URBANÍSTICAS EXPERIMENTAIS - UPONTO, II, 2015, Belo Horizonte. Anais do II Colóquio do Grupo de Pesquisa Utopias Urbanísticas Experimentais - Uponto: Experimentações Paisagísticas. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
Os Sussuarões de Riobaldo: olhares, realidades, paisagens
TOFANI, Frederico de Paula. Os Sussuarões de Riobaldo: olhares, realidades, paisagens. In: BESSA, Altamiro Sérgio Mol (org.). A unidade múltipla: ensaios sobre a paisagem. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021, p. 181-201. Disponível em: https://sites.arq.ufmg.br/ea/a-unidade-multipla-ensaios-sobre-a-paisagem. Acesso em: dd mmm. aaaa.
