Projeto



Por um Modelo de Desenvolvimento Turístico Sustentável para Comunidades Frágeis



1998-2004

Descrição do projeto

Este projeto de pesquisa visou aprofundar os estudos sobre as relações entre o desenvolvimento turístico e a conservação do patrimônio cultural e natural em comunidades urbanas e rurais brasileiras – notadamente comunidades tradicionais – potencialmente vulneráveis a impactos negativos de modalidades de turismo predatórias. Foram estudados os impactos do turismo planejado e espontâneo nessas comunidades e em seu patrimônio, bem como a natureza evolutiva do turismo e as variáveis que fazem com que ele tenha variados ciclos de vida em cada destino. Diante do reconhecimento de que certas modalidades de turismo podem ter um ciclo de vida muito curto e/ou trazer profundos malefícios para tais comunidades e seu patrimônio, também foi estudado como paradigmas de sustentabilidade podem ser aplicados ao desenvolvimento turístico, de modo a proporcionarem a maximização e perenização de seus impactos positivos e a minimização e eventual finalização de seus impactos negativos. Coordenação: Prof. Frederico de Paula Tofani (PRJ-EAUFMG).

Algumas produções do projeto

Por um modelo de desenvolvimento turístico sustentável para comunidades econômica, sócio-cultural e ambientalmente frágeis 


TOFANI, Frederico de Paula. Por um modelo de desenvolvimento turístico sustentável para comunidades econômica, sócio-cultural e ambientalmente frágeis. In: ENCONTRO DA ANPUR (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL), VIII, 1999, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999. 40p.

TOFANI, 2004. Os desafios do desenvolvimento turístico sustentável em comunidades tradicionais frágeis.pdf

Algumas vinculações do projeto